Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

A Tentação da Solidão

Nós humanos nos debatemos em torno de dois grande flagelos: a solidão e a vida em comum. A solidão pode ser para o homem a sua grande vitória ou sua grande frustração...

 Alguns homens nascem com tendencia para a solidão: são os sacerdotes, religiosas, pessoas que fazerm voto de castidade e celibato.. 


Mas homens que nasceram com a tendencia para a vida em comum e não conseguem essa companhias?? Acabam procurando a companhia de um animal para livrar-se da solidão, esse animal é certo que fará somente bem a sua companhia. Já quando o homem procura a companhia de outro humano para fugir da solidão, é grande o risco de que faça mal a ele ou dele receba o mal..


O homem só tenta se livrar da solidão quando sente que já está fazendo má companhia a si próprio. E o homem só tenta se livrar da vida em comum quando percebe que, mesmo acompanhado, retornou a condição aflitiva da solidão. Não há pior aflição do que estar-se na companhia de outrem e sentr-se só, assim como estar-se só sentindo a falta de outrem.


A boa solidão conduz aos céus, a má companhia ao inferno. Assim como a solidão ruim é o passaporte para o inferno, a boa companhia pode ser o passaporte para o céu. É preferivel a eloquencia da solidão que o silencio de uma companhia...


Eu gosto da solidão, a unica intranquilidade da solidão que me deixa amedrontado é que eu possa cair sem ter ninguém que me erga e da vida em comum é que, em caso da minha queda, a minha companhia recuse-se a me erguer...


Quanto maior o numero de pessoas com que convivemos na civilização, maior será o perigo que corremos, logo, quanto mais sós estivermos, mais nos sentiremos seguros. Mas de que vale a vida sem riscos da solidão, se uma das maiores tentações da vida é correr riscos... Ou será que o maior risco é o da SOLIDÃO??

Essa duvida me assombra a muito tempo... Sempre achei bobagem mas pensei, porque não espor isso para meus leitores...

A muito busco o conforto de uma vida em conjunto mas, a vida nada mais é do que fases... Boas e Ruins.. 




Grande Abraçooo

Páginas